Os principais sintomas do transtorno de ansiedade são a inquietação, palpitações, sudorese ou opressão no peito, sintomas gastrointestinais como náuseas, vômitos, diarreias,outros apresentam mal estar respiratório, tensão muscular. Enfim,os sintomas físicos e viscerais variam de pessoa para pessoa.
Em mulheres pode causar disfunção hormonal, num ponto capaz de suspender a menstruação.
A ansiedade é uma reação normal, dita bio-adaptativa. Ou seja, é uma resposta do corpo a algum tipo de estressor externo; por exemplo, diante de uma ameaça, o organismo deve reagir aumentando seu ritmo para que este possa se preparar para a fuga. O ritmo cardíaco aumenta, há contração de vasos periféricos para que se concentre sangue em áreas vitais, a respiração aumenta sua freqüência. Portanto, todas estas reações são normais e preparam o indivíduo para enfrentar o estressor externo. É uma sensação difusa, desagradável de apreensão acompanhadas por várias sensações físicas.
No entanto caso esse sistema de proteção torne algo desapitativo na vida da pessoa é necessário que se procure uma ajuda profissional.